Japão




 

 O Japão é um arquipélago formado por quatro ilhas principais: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu e mais de três mil ilhas menores.
 Estende-se a Terra do Sol Nascente de norte a sul, no Extremo Oriente, ao longo da costa do continente asiático, no hemisfério setentrional.
 O arquipélago está separado do continente por um braço de mar, que tem a denominação do mesmo país, e o lado oposto acha-se banhado pelo maior oceano do mundo: o Pacifico.
       Esta separação colocou barreiras em torno do país, mantendo o Japão isolado, por muitos séculos, da influência total dos povos e das culturas do continente.
 Pode-se dizer, portanto, que o mar e o oceano participaram também na formação étnica e cultural do atual povo nipônico, pois foram eles que o conservaram até os fins do século XIX, sem que nenhum povo viesse violar a sua formação todo especial.
 Além disso, o mar e o oceano contribuíram decisivamente na alimentação dos habitantes do arquipélago, suprindo-os, até hoje, com os seus produtos.
 Deve-se também àquelas barreiras marítimas o desenvolvimento atual da construção naval, em que o Japão é a primeira potência do mundo.
       O território nipônico mede, aproximadamente, 370 mil quilômetros quadrados de superfície, porém apenas um quinto desse total é plano.
Uma série de cordilheiras estende-se de norte a sul, ao longo do território estreito, como uma espinha dorsal.
       Essas cordilheiras consistem nos 250 montes com mais de 2.000 metros de altura, sendo o seu ponto culminante o famoso Monte Fuji, que mede 3.776 metros.
Tais acidentes geográficos são devidos ao fato de ser o Japão um país vulcânico; existem 192 vulcões, 58 dos quais em atividade.