Vestuário

Kimonos
O Kimono mais freqüentemente encontrado é uma veste longa de seda. Entretanto, muitos dos modelos são mais curtos, chamados de “haori”. O kimono pode ser usado aberto, como uma roupa para a noite, ou amarrado com uma obi. É usado, tradicionalmente, sempre com o lado esquerdo sobre o direito. Somente na morte esta ordem se inverte. Todo kimono varia no comprimento e há modelos de seda para homens e mulheres, de rayon, sintéticos, de fibra, de linho e de lã.
A obi é a faixa que fica amarrada em torno de um kimono. Pode ser amarrada de maneiras simples ou muito elaboradas. Podendo ser bastante largas, algumas levam até meia hora para ser amarradas
Uma maneira de classificar os kimonos é pelo tipo da ocasião em que são utilizados.
O “
tomesode” é a veste cerimonial usada por mulheres casadas, possui o “mon” ou símbolo da família, e na parte inferior uma peça elaborada. É usado com uma obi que contém linhas de ouro ou de prata.
Uma maneira de classificar os kimonos é pelo tipo da ocasião em que são utilizados.
O “
tomesode” é a veste cerimonial usada por mulheres casadas, possui o “mon” ou símbolo da família, e na parte inferior uma peça elaborada. É usado com uma obi que contém linhas de ouro ou de prata.

O “uchikake”, conhecido geralmente como kimono de casamento, é um "sobrekimono", que vai aberto sobre o kimono da noiva. Incrivelmente ornamentados, são uma influência do período Kamakura (1185-1333).
O “uchikake” é igual ao “tomesode”, para uso em ocasiões cerimoniais. O “tomesode” ou “irosode”, tem o “mon”, e uma saia que é como o “tomesode”, mas com um fundo colorido. Também é usado por mulheres casadas, em festas e reuniões formais.

O “furisode” é para mulher solteira, sendo equivalente ao “irosode” para uma mulher casada. Os “furisode” são muito ornamentados, com pintura à mão, bordado de ouro etc. O comprimento da manga pode variar de 75 cm a 105 cm.


Obi


O Obi - 帯 é cinto japonês usado em volta do kimono ou yukata. São usados diferentemente dependendo da ocasião e são mais sofisticados quando usados por mulheres. Enquanto numa geisha o obi é atado atrás, nas costas, numa prostituta é atado à frente, sendo que a sua posição varia conforme o estado social da mulher que o usa.
Em sua maioria, quando usados com kimonos, são em tecidos brocados cheios de detalhes. Podendo ser cores fortes ou cores neutras, dependendo da ocasião e do tipo de kimono. Os usados com o Yukata, são mais simples, em tecido de algodão sem brocado, com cores solidas e se possuem estampas são simples e modestas.
Temos outras peças que complementam o uso do Obi, e que costituem o traje completo tradicional
Obiage - 帯揚げ nada mais é que laço de seda que ajuda a fixar o obi e esconde o acolchoado que auxilia no volume das costas
Obijime - 帯締め é uma especie de cordão de seda trabalhado usado para prender o obi. Existindo de diversas cores e de diversar formas.
Obi-ita - 帯板 é uma fina placa rígida que ajuda a manter um Obi no lugar e impedir que enrugue ao utiliza-lo. É usado por baixo da segunda camada do Obi, após a segunda volta em torno do corpo.Existem versões mais modernas que possuem elásticos para seu melhor manuseio.
Koshi himo - 腰纽 são finas faixas que são amarradas conforme se veste o todas as partes do kimono, para assim mante-las no lugar enquanto se veste, também impede de se mover durante o uso, mantendo todas as partes do kimono no lugar.



Karankoron



É a onomatopéia para o som do geta ao andar. O som é importante no Japão, e ele invoca sentimentos especiais em diferentes pessoas.
Sem o som, não é possível pensar em um geta. Para muitos japoneses, o som do calçado é algo que faz parte da sua vida cotidiana.

O geta é um estilo de sandália japonesa tradicional, com sola de madeira lisa, hanao (tira) entre os dedos em “V”, e o solado fica sobre uma ou duas plataformas de madeira. Essas plataformas são chamadas de ha (dente), e a sola da sandália normalmente é retangular, com as tiras centralizadas. Assim, as sandálias são idênticas, não importando o lado dos pés. As tiras de alguns modelos cobrem os dedos, para protegê-los. Utilizado no dia-a-dia, tem cerca de 5 cm de altura e é chamado, às vezes, de ashida, ou de sandálias para a chuva, mais comumente usadas pelos homens. Os mais altos são utilizados, por exemplo, por sushimen, para manterem seus pés longe do contato com possíveis restos de peixes que caiam no chão ao preparar o sushi.

Tabi - 足袋, Jika-tabi - 地下足袋 Tabi - 足袋


São meias de algodão na altura dos tornozelos ou metade das canelas, com divisão para o dedão do pé, com abertura voltada para o lado entre as pernas. Eles são usados tanto por homens como por mulheres com Zori, Geta.
Tabi são usados com Kimonos e qualquer outro tipo de traje tradicional. A cor mais comum do tabi é branca, que são usadas em situações formais como em cerimônias do chá.
A cor mais comum do tabi é branca, que são usadas em situações formais como em cerimônias do chá. Os homens costumam às vezes usam tabi azul ou preto para viajar, também usado por mulheres, entretanto eles possuem mais popularidade entre homens.
Os trabalhadores de construção, fazendeiros e jardineiros e outros tipos de trabalhadores usam freqüentemente um tipo de tabi chamado jika-tabi - 地下足袋.
Feito de material mais pesado, mais duro e solas de borracha, jika-tabi se assemelham a botas e funcionam como calçado para uso em local externos ou internos.
Assim como o tabi tem a divisão para o dedão do pé, e são fechadas atras para poderem ser usadas como meias também com qualquer tipo de sapato.


Zori - 草履



As sandálias Zori - 草履 possuem solado plano e não têm plataformas. São de palha ou de madeira envernizada, que podem ser usadas tanto por homens quanto por mulheres.
O calçado feito de palha de arroz, é considerado o mais popular no dia-a-dia. É chamado de tatami Zori , sua superfície é feita de palha entrelaçada como nos conhecidos tatames das casas japonesas.
O zori trabalhado é usado em ocasiões formais com o kimono. Essas sandálias com vinil são menos formais e são mais populares para o uso com o Yukata. Há ainda a confecção com detalhes brilhantes.
Ao contrário do geta, o zori possui uma parte acolchoada na região do calcanhar.
Para os homens, as sandálias são mais quadradas e, para as mulheres, mais
arredondadas.

Kimono Masculino



O kimono masculino consiste numa peça de seda escura. É mais curto do que o feminino para facilitar o movimento. Sob o kimono usam-se a hakama pelo tornozelo e um casaco largo, comprido e liso. A insignia da familia está bordada a branco.
O típico kimono masculino é de uma cor apenas, subjulgado a tons escuro; preto, azul escuro, verdes e castanhos .
Pode até durar anos ou várias gerações - é feito num formato único e não ao tamanho de cada corpo, sendo ajustado ao vestir.


O hakama, calças largas que se estendem para os lados, era utilizado apenas por eles. É que, além de servir para esconder os pés do lutador e impedir que o inimigo conhecesse seus movimentos, cada prega do hakama simboliza uma das sete virtudes que um samurai deve ter: a honestidade, a lealdade, a coragem, a perseverança, a benevolência, a compaixão e a sinceridade. Por isso só um samurai de verdade poderia utilizá-lo.